Momentos especiais da E.Boto de Menezes

sábado, 27 de outubro de 2012

A Cigarra e a Formiga



TRABALHANDO COM FÁBULAS (parte 3)

                                                                                               

                            A  Cigarra e a Formiga


                        


               Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir! 
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.


Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. 
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! 
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. 





Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
                                     

                                 Trabalhando produção de texto.


    Depois de ouvirmos a Fábula “A Cigarra e a Formiga” aprendemos que precisamos trabalhar no tempo certo, temos que saber dividir o nosso tempo. Fomos para os computadores UCa e assistimos esta mesma fábula e nesta versão a formiga manda a cigarra embora, mas depois se arrepende e a chama de volta, convidando-a a passar o inverno com ela.Depois que eles lerem mandar que façam comentário sobre a moral da história e uma reflexão sobre a importância do trabalho para a sobrevivência, bem estar e convívio social.
 . Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.

                                                                                                                     
De olho no computador.

     Dando continuidade ao trabalho com a fábula da Cigarra e da formiga levaram uma tarefa para casa, onde teriam que assistir aos telejornais e registrar uma notícia, onde alguém tivesse feito algo bom para o outro. Um aluno respondeu: “Vai ser difícil, não tem notícia boa na televisão”. Na entrega das atividades cada um teria que ir a frente da turma e apresentar sua notícia, e então conversávamos sobre ela, conversávamos sobre a notícia decidimos escrever fazer uma produção de texto contando o que pudemos aprender com a fábula e o que aconteceu com eles. O resultado superou as nossas expectativas. Escreveram relatos muito bons que surpreenderam a todos.

                    
              Cada um que quisesse falar sobre sua produção


         Esta atividade é muito produtiva, pois ela estimula a leitura, escrita, trabalho em equipe, participação da família e a utilização do computador em sala como fonte de informação. Podemos adaptar cada atividade a realidade da nossa turma e enriquecer utilizando nossa criatividade.


O cão e o osso.


      TRABALHANDO COM FÁBULAS (parte 2)

                 
               O cão e o osso.


  Desta vez não iniciamos o trabalho ouvindo a Fábula iniciamos nossa aula com uma dinâmica, depois foram pesquisar na internet com os computadores UCA, a fábula para ser lida e vivenciada.










Porque o objetivo desta aula era que eles percebessem o quanto é importante o trabalho em equipe, o objetivo principal era levá-los a perceberem que se nos unimos e trabalhamos juntos, todos saem ganhando.




            Fizemos uma roda e nos dividimos  em duplas, tiveram as mão amarrada  e tentaram pegar o bombom e teriam que abrir e chupar o bombom sem utilizar as mãos presas, teriam que encontrar uma solução, descobriram que para chupar o bombom um precisaria do outro,com o tempo eles perceberam que para chupar o bombom eles precisariam um do outro e assim  descobriram o segredo para chupar o bombom. 





      Depois desta brincadeira fomos para nosso cantinho e ouvimos a Fábula “O Cão e o osso”, onde aprendemos que o egoísmo não nos leva a lugar algum, pois aprendemos que “Quem tudo quer, tudo perde”. Foi realizado tarefas como: produção de texto, colagem, pintura e desenho.


  
                                  Desenho e colagem com palitos de fósforo queimado.



   De volta aos nossos lugares como de costume várias atividades partiram desta Fábula. O mais importante no trabalho deste dia foi que a experiência vivida antes da leitura fez com que a leitura daquela fábula tivesse um gostinho diferente e o nossa conversa(troca) fosse muito boa!
      Dar um sentido concreto ao que ensinamos é fundamental!


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Fábula do Rato



TRABALHANDO COM FÁBULAS (parte 1)

   

O QUE SÃO FÁBULAS ? 


      Fábulas, assim como os Contos, são estórias curtas, menores que novelas (que são longas). E são, grosso modo, histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais,  sentem agem e pensam como os seres humanos, recurso literário conhecido como antropomorfização. As fábulas, por serem uma das mais antigas maneiras de contar histórias edificantes, expressam e veiculam uma norma de conduta (moral da história) para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos. Contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores da nossa sociedade.





              A Fábula do Ratopousadas em itu

   



          



O rato e  ratoeira



            Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:



- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!



A galinha disse:



- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.



O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:



- Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira !!!



O porco respondeu:



- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:

- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha. Como a doença da mulher piorasse, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.



MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em que você ouvir alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco. (autor desconhecido)



                                      




 O trabalhar com FÁBULAS se torna uma ótima estratégia para estimular a Leitura e a Escrita, bem como auxiliar na solução de  alguns problemas de relacionamento que podem ocorrer dentro da sala de aula. As Fábulas tem uma moral que ocorre ao final de cada uma delas e isto se torna algo valioso nas mãos do professor(a). Iniciamos com apresentação do vídeo com a fábula sugestão para o trabalho com a Fábula “O rato e a ratoeira.É importante que se  inicie explicando as características deste tipo de narrativa e tudo que puder enriquecer os alunos sobre este assunto.Em seguida fiz a leitura em sala.



Atividades:

  Leitura.
  Identificação do texto.
  Entendendo o texto.
  Personagens.
  Moral da história.
  Comentários.
   

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

8º Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB - E.E.E.F Des. Boto de Menezes.


8º Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB - E.E.E.F Des. Boto de Menezes.




Aconteceu neste dia 16 de outubro o VIII Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB/2012 na E.E.E.F.M.Des. Boto de Menezes.









Iniciando o primeiro momento com uma oração espontânea realizada por todos os cursistas,em seguida a aplicação e socialização da dinâmicaCumprimentos, aproveitando o dia dos professores (15-10) foi distríbuido uma lembrancinha com o acróstico do nome Professor. 


                                 




     Foi apresentado um vídeo no data-show:"O buraco no muro" que fala sobre a "inclusão digital" na Índia trata-se de uma experiência muito bem sucedida, que vale a pena conhecer".para que os cursistas pudessem repensar sobre o uso de computador de hoje e de alguns anos atrás. No vídeo é destacado o menino Rogender, que foi o primeiro a aprender a usar sozinho o computador, e que gosta de pesquisar notícias na internet.
Perguntado sobre qual a sua definição sobre internet, disse:
"É aquilo que você pode fazer qualquer coisa". Precisa dizer mais?
     Precisamos, como educadores, também abrir buracos no muro da educação tradicional, criando portas ao conhecimento mais integrado entre professores e alunos.
    O vídeo em questão é mais que uma motivação, é uma prova de que mesmo em situações extremas, paradoxais, é possível conviver o antigo com o moderno, o tradicional com o contemporâneo e dessa comunicação, estabelecer de fato um diálogo, em prol da Educação.






                Foi apresentado para os cursista as ferramentas do software:"Trabalhando com Impress. Eles aprenderam com elaborar uma aula com slides, a formatar e a apresentação utilizando os recursos do software.




sábado, 13 de outubro de 2012

15 de outubro


           HOMENAGEM AO PROFESSOR -15 DE OUTUBRO

                                  





Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa.


"...O Deputado Estadual Paulista, Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, é o autor do Projeto de Lei que instituiu tal homenagem, em âmbito do território do Estado de São Paulo - e, mais tarde, já como Deputado Federal, no mandato 1955/59, fê-lo com espectro e abrangência nacional, passando os abnegados professores a, pelo menos isto, terem seu dia especial, 15 de outubro...."



         
     


Acróstico do Professor


  Profissional dedicado que está sempre apto a transformar pedintes em proponentes, através da educação;
    Raramente recebe a valorização merecida do Poder Público, da sociedade e da família de seus educandos;

Oferece sempre o melhor de si, apesar dos percalços e adversidades impostos pela sua árdua missão;
 Fica satisfeito com o crescimento pessoal e profissional daqueles que estão sob sua tutela: os alunos;
   Em nenhuma outra profissão um profissional fica frente a frente com dezenas de indivíduos para atender;
   Sente na pele a precariedade das suas condições de trabalho, além disso, trabalha na escola e mais ainda em casa;
  Sofre com salas superlotadas, carga horária estafante, remuneração minguante e descasos administrativos;
   Obsequiosamente, busca força interior para mudar a realidade, acreditando no poder transformador da educação;
  Ri da própria sorte, chora com as vitórias, acredita em um futuro próspero, afinal, ele constrói o futuro.


         


                             Presente do dia do professor com o nome no braço,da colega Ana Flávia.



           Lembrança aos professores Do ProUCA.          



         Comemoração para o professor no seu dia e lembrança oferecido por gestores (Suzana e Eliane ),Presidente do Conselho (Valda )e a Supervisora (Sêfora).





Com direito a um texto para reflexão:"5 coisas que aprendi com o lápis"(Paulo Coelho)


"Parabéns a vocês professores da Escola Boto de Menezes que, transforma sua vida, numa constante luta para fazer dos nossos alunos, cidadãos de bem". 


sexta-feira, 12 de outubro de 2012


7º Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB - EEEF  Des Boto de Menezes.



Aconteceu neste dia 09 de outubro o VII Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB/2012 na EEEF M Des. Boto de Menezes - João Pessoa.





Slogam para identificação de sala e professor foi colocado em todos os computador.




                                      Texto para reflexão: "Faça a diferença".



Os professores super envolvidos com as ferramentas do software.


                     Atividade prática. Construção e formação de tabela. 




        PROGRAMAÇÃO:
     

  • Apresentação de PPT - Folhas Secas. 
  • Texto para reflexão: Faça a diferença.
  • Trabalhando com Planilha Eletrônica.      




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto Semana da Criança


                       PROJETO SEMANA DA CRIANÇA





Período de realização 09 á 11 de novembro.

JUSTIFICATIVA:

A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

OBJETIVOS:

Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas:
-Valorizar a criança
-Estimular a auto-estima
-Evidenciar direitos e deveres da criança
-Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
-Proporcionar jogos e brincadeiras

DESENVOLVIMENTO:

-Brinquedoteca (construção de brinquedos de sucata-reciclagem)
-Lembrancinhas
-Festival da Canção e dança
-Pula-pula
-Filme,pipoca.
-Brincadeiras dirigidas
-Algodão-doce.

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."





09/10 – (Terça-feira – Brinquedoteca.

Dia de organizar as turmas fazer realização de brinquedos com materiais  recicláveis.
Cada aluno procurou na caixa de material, aquele que mais  le agrada e faz seu próprio brinquedo.Que agito, mas todos fizeram o brinquedo com sucesso.








10/10(Quarta_feira - - Viajar pela emoção de bons filmes!
Com um clima de cinema assistimos na área  coberta o filme da Professora Maluquinha . Um faz de conta que acontece, com direito a pipoca .
Em seguida 
- “Prá gente ser feliz, tem que cultivar as nossas amizades, os amigos de verdade”...  forma diferente círculo fila, e aprenderam que devemos nos organizar e ouvir para que possamos realizar as atividades com sucesso.
Após todos juntos receberam pipoca e refrigerante.










11/10(Quinta-feira)- 
Um dia para fazer a diferença... 

A Alegria motivou os alunos
O lanche foi bolo,cachorro-quente, refrigerante e no final todos levaram para casa um lembrancinha feita por cada professor com balas,pipocas etc.
Brincadeiras( caça ao tesouro, dança das cadeiras, desfiles com as alunas, quem estoura primeiro a bexiga,dinâmica da bombom.
Pula-pula,algodão-doce.
Uma tarde inesquecível e uma lembrança para toda a vida..






                                      Quem estoura a bexiga primeiro.

                         





.  Dinâmica do bombom( descobrir como abrir o bombom sem usar as mãos).




                     Caça ao tesouro( Ewerton quem encontrou o baú)

                           
                                  A dança das cadeiras( brincadeira).




                                         Desfile da alunas do 2º ano A






                                                        Pula-pula.






DIA DAS CRIANÇA




Ser criança.


Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida.
É ter a imaginação fértil, é gostar de ver televisão, é correr, é brincar.
Ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, é não ter contas para pagar.
Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.
Ser criança é chegar do colégio e jogar as meias e a mochila em qualquer lugar e não se importar muito com a bronca dos pais.
Ser criança é comer pipoca, é levantar tarde, é  lambuzar a cara comendo chocolate, é tirar meleca do nariz sem se importar com ninguém, é falar errado, é rir, rir alto, é cantar, é ver o céu sempre azul, é estar sempre com as roupas sujas, é viver cada minutinho de sua vida aproveitando o que ela tem de melhor.
Ser criança é ter medo do bicho-papão, é correr e se esconder atrás das portas, é esperar pelo presente do Papai Noel... Ser criança, é uma brincadeira sem fim.
Ser criança, é depois de um dia atarefado, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão ali do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar  que o outro dia será sempre melhor que o anterior.