TRABALHANDO COM FÁBULAS ( parte 3).
O
trabalhar com FÁBULAS se torna uma ótima estratégia para estimular
a Leitura e a Escrita, bem como auxiliar na solução de alguns
problemas de relacionamento que podem ocorrer dentro da sala de aula.
As Fábulas tem uma moral que
ocorre ao final de cada uma delas e isto se torna algo valioso nas
mãos do professor(a). Iniciaremos com uma sugestão para o trabalho
com a Fábula “A
Lebre e a Tartaruga”.É importante
que o professor inicie explicando as características deste tipo de
narrativa e tudo que puder enriquecer os alunos sobre este assunto.
Relato de como trabalhei esta Fábula em minha sala, com uma turma de 2º ano.
Sabrina como a tartaruga e Suzyellen como a lebre.
Depois
de ouvirmos na sala de aula a Fábula “A
Lebre e a Tartaruga” e
conversamos sobre a soberba e o orgulho, percebemos que não podemos
desprezar os outros, fomos para o pátio, colocamos máscaras de animais e ornamentamos
o pátio para realizarmos a nossa “corrida na floresta”,
que foi um momento muito marcante para nós, pois tivemos uma
competição saudável, onde todos se respeitaram durante toda a
competição. Ao final saímos de lá com a sensação de
que todos somos vencedores!
De
volta a sala de aula várias atividades foram realizadas com base na
experiência vivida no pátio, nada como trazer à prática o que
eles acabaram de ouvir, a história ouvida parece ter criado vida e
se tornado concreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário