Momentos especiais da E.Boto de Menezes

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trabalhando com FÁBULAS (parte 3)


TRABALHANDO COM FÁBULAS ( parte 3).





    O trabalhar com FÁBULAS se torna uma ótima estratégia para estimular a Leitura e a Escrita, bem como auxiliar na solução de  alguns problemas de relacionamento que podem ocorrer dentro da sala de aula. As Fábulas tem uma moral que ocorre ao final de cada uma delas e isto se torna algo valioso nas mãos do professor(a). Iniciaremos com uma sugestão para o trabalho com a Fábula “A Lebre e a Tartaruga”.É importante que o professor inicie explicando as características deste tipo de narrativa e tudo que puder enriquecer os alunos sobre este assunto.




Relato de como trabalhei esta Fábula em minha sala, com uma turma de 2º ano.




                                       Sabrina como a tartaruga e Suzyellen como a lebre.





   Depois  de   ouvirmos   na sala de aula a  Fábula “A Lebre e a Tartaruga” e conversamos sobre a soberba e o orgulho, percebemos que não podemos desprezar os outros, fomos para o pátio, colocamos máscaras de animais e ornamentamos  o pátio para realizarmos a nossa “corrida na floresta”, que foi um momento muito marcante para nós, pois tivemos uma competição saudável, onde todos se respeitaram durante toda a  competição. Ao final saímos de lá com a sensação de que todos somos vencedores!




                                                  Ana Paula(tartaruga) e Vinícius (lebre)

                               

                                                   A lebre dormindo na sombra da árvore.     


                                          Todos os animais comemorando a vitória da tartaruga.


De volta a sala de aula várias atividades foram realizadas com base na experiência vivida no pátio, nada como trazer à prática o que eles acabaram de ouvir, a história ouvida parece ter criado vida e se tornado concreta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário