Momentos especiais da E.Boto de Menezes

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO NATAL


PROJETO NATAL


                                                                                    


JUSTIFICATIVA:

Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção

de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa,

descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.




OBJETIVOS:

• Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.

• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e

sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.

• Identificar os símbolos do Natal.

• Desenvolver a linguagem oral.

• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.

• Estimular a socialização.



DESENVOLVIMENTO:



• Texto informativo

• Relatos

• Leitura

• Pesquisas

• Cartas

• Bilhetes

• Poemas

• Músicas

• Orações

• Construção da árvore  com livros

• Arte

• Quebra-cabeça

• Desafio

• Jogo da memória

• Recorte

• Colagem

• Caça-palavras

• Dramatização

• Cartões

• Painel coletivo

• Produção de texto

• Quadrinhas

• Máscara



CULMINÂNCIA:



• Dramatização do presépio.

• Festa de despedida com “Amigo oculto”.

• Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel.

• Números musicais e distribuição de surpresa.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.



Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.



Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".





Símbolos do natal

Fonte: sensibilidadeesabor.com.br


.....Apesar de toda a correria que representa esta época do ano, com a compra de presentes, projetos que precisam ser finalizados, e a preparação de uma recepção para as pessoas mais intimas, onde todos se deixam contagiar pelo calor humano, mais do que nunca, impera o esmero na elaboração do visual e do paladar.

.....Relaxe, coloque na ocasião tudo o que sabe sobre sensibilidade e sabor, receba a família e os amigos com o coração aberto, abraçando-os em cada detalhe, deixe-os à vontade, e a sua recepção será um sucesso.

.....Antes do nascimento de Jesus, já existia uma comemoração pagã ao “Retorno do Sol”, que homenageava o fim do inverno, e era celebrada em datas variadas ao redor do mundo.

.....No século 4 ªC, o Papa Julius I, com a intenção de substituir os rituais pagãos por festas cristãs, fixa a data da celebração para o dia 25 de dezembro, (data esta que se estabeleceu com a troca do calendário Juliano pelo Gregoriano).

.....A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.



BOLAS


.....Por seu formato e colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”.

DICAS:

.....Além de ser possível encontrar uma enorme variedade de cores e formatos de bolas, você pode dar-lhes um toque pessoal usando a sua criatividade.

.....Compre pinhas, ou encontre-as no chão em baixo de pinheiros e pinte-as de várias cores, com spray dourado ou prateado, ou cubra-as com spray de neve.

.....Pinte bolas de isopor, usando os mesmos recursos que para as pinhas.

.....Faça bolas de origami.

.....Use laranjas cujo cabinho tenha sido mantido.




Convites( editor de texto), gravação do Coral (vídeo) e texto no  UCA

MEIAS NA CHAMINÉ

.....Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal, São Nicolau, (o santo que inspirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças, que estavam secando na lareira.




DICAS:

.....Corte pedaços de pano no formato de meia e costure os pares. Borde o nome de cada criança, e recheie as meias com balas e chocolate. Depois pregue-as ou cole-as na parte superior da lareira.

.....Você pode pegar a própria meia da criança, e incrementá-la com laços, fitas, ou bordados que já vêm prontos para colar, (podem ter tema de natal, algo que se identifique com a criança, ou a inicial do nome).







PAPAI NOEL



.....Diz a lenda que em Myra (hoje Turquia), 300 ªC, morava Nicolas, o qual distribuía presentes na época do natal. Quando seu pai morreu, Nicolas tornou-se padre, e mais tarde bispo, quando passou a vestir roupas e chapéu vermelhos, (e barba branca). Quando morreu, a Igreja canonizou-o, e assim esta imagem transformou-se num símbolo das comemorações natalinas.



COMO É CHAMADO O PAPAI NOEL EM VÁRIOS PAÍSES:

Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo)

Canadá: Santa Claus

Dinamarca: Juliman

Espanha: Papa Noel

Estados Unidos: Santa Claus

Finlândia: Joulupukki

França: Pére Noel

Holanda: Kerstman

Inglaterra: Father Christmas

Itália: Belfana ou Papa Natal

Japão: Jizo

Rússia: Baboushka

Suécia: Jultomten


DICAS:

.....Natal com crianças pede Papai Noel. A roupa pode ser alugada, ou comprada em grandes magazines ou em lojas especializadas. Os presentes das crianças devem estar dentro do saco do Papai Noel, identificadas com o nome de cada um, e ser entregues por ele mesmo.





PINHEIRO

.....Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:

.....Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).

.....Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal, anterior ao cristianismo.

.....Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros.

.....Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.

.....A árvore de Natal, no contexto em que se insere hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.

.....A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e recebia numerosos presentes, pediu que estes fossem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim.

.....O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.





Aqui disponibilizo os moldes de uma bota,de um papai noel com bolsinha e um papai noel porta bombom.

Estes moldes encontrei na net mesmo,assim somente tenho a intenção de compartilhá-los,não visando nenhum lucro com isso.
Admiro e respeito as artesãs que criaram e criam estas verdadeiras obras e assim deixo também o link de seus blogs para que quem não as conheçam possam lhes  fazer conhecer.



Projeto Natal




[Feliz+Natal.png]




 A Origem do Natal e seus significados
 Músicas Natalinas
► Sugestões de mensagens natalinas
 Atividades de alfabetização com o tema
► Atividades para educação infantil
 História Infantil: O Sonho de Natal
 História Infantil: O Nascimento de Jesus
 Ornamentação de sala (enfeites, presépios, etc...)
► Etiquetas para embalagens Natalinas
 Desenhos para colorir
 Labirinto Natalino (Ajude o Papai Noel a chegar ao trenó)
 Guirlanda de garrafas pet
 Árvore de Natal de garrafas pet
► Sugestões de coro-falado para o Natal
 Textos e poesias natalinas
 Sugestão de recital natalino (Noite Feliz)
 Cartinhas para o Papai Noel - Atividades Natal
 Alfabeto Natal Papai Noel Educação Infantil
 História e Significado da Arvore de Natal
 Símbolos do Natal e Seus Significados
 Desenhos para colorir do Natal
 História do Papai Noel
 Presépio de Natal - Origem e Significado
 Cartões de Natal - Etiquetas








A origem do Natal



O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes. Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. 

Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.
 

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como fato de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.
 

Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa. Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
 

Feliz Natal!!


Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. 

A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
 

Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte.

Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício.
 Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus. 

Assim, não podemos esquecer que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento daquele que deu a sua vida por nós, Jesus Cristo.


Veja a seguir os significados de alguns símbolos natalinos:


Canções de Natal
 

                                                                             
A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.
 Bolas de Natal Simbolizam os frutos da "árvore vida" ou seja, Jesus Cristo.


                                                                       
Árvore de Natal

Um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando A triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o Deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno. A primeira referência à árvore de natal como a conhecemos hoje data do século XVI. Em Strasbourg, Alemanha (hoje território francês), tanto famílias pobres quanto ricas decoravam pinheirinhos de natal com papéis coloridos, frutas e doces. A tradição espalhou-se, então, por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos no início de 1800. De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cresceu. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O Presépio


                                                                         
Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário