Momentos especiais da E.Boto de Menezes

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DECIMA CAMINHADA PELA PAZ


                   X CAMINHADA PELA PAZ


Tema: "Família e Escola Construindo a PAZ"





      A GRANDE CAMINHADA PELA PAZ é parte integrante do Projeto Paz pela Paz e Não-Violência, instituído de forma pioneira na E.E.E. Des. Boto de Menezes .





                                                    Coral com a turma do 4ºano B
     A música cantada pelo coral da turma do 4ºano B (prof: Silvana) foi escolhida em reuniões para ser trabalhada durante a execução do Projeto na escola e apresentada em dança  pelas alunas do 4ºano A (prof: Aldamércia). A emoções peculiares vividas pelas pessoas que de alguma forma ficaram marcadas positivamente em diferentes épocas de suas vidas. Somente na Caminhada Pela Paz, estas canções se reúnem produzindo uma temática de comunicação que reúne a emoção com a razão. Portanto, é indispensável compreender que durante a Caminhada, estamos produzindo uma comunicação musical com os participantes, não sendo permitido assim, discursos políticos ou de protesto, improviso, falas ou contextos previamente elaborados entremeando as canções, uma vez que geralmente os mesmos são menores em conteúdo do que a poesia contida nas letras que emolduram na melodia. Elas constróem uma comunicação entre nossa mente racional e nossos sentimentos. Por este motivo a fala entre as canções desliga a multidão deste processo que num contínuo vai-se fazendo crescente após uma música e outra. Não é permitido também que a Caminhada Pela Paz, seja usada para evidenciar ou promover qualquer personalidade, também não tem como finalidade à promoção pessoal dos seus organizadores, se destinando apenas à promoção da Paz, temos que entender que precisamos recuar de nossas imagens pessoais, de nossos egos ou de qualquer forma de notoriedade, para que apenas a Paz seja enaltecida.





       Este é um grande evento de aproximação humana, percorrerá apenas 2,5 km, mas na verdade, acreditamos que a distância real é de 40 centímetros, a mesma distância que vai da cabeça ao coração.




      No ambiente escolar nos deparamos em alguns momentos com ações e reações inadequadas por parte de alguns alunos, no que diz respeito ao cumprimento das regras estabelecidas pela escola, com pouca reflexão sobre direitos e deveres enquanto estudantes e necessitando ainda de rever alguns valores que infelizmente estão se invertendo em nossa sociedade. Medidas legais estão sendo tomadas, mas essas não acabam obtendo melhores resultados. O que fazer para combater a violência na escola e retomar esses valores perdidos?
          Neste sentido, este projeto foi desenvolvido na expectativa de contribuir com o combate a violência, a falta de valores morais, trazer de volta a amorosidade, a ternura e a paz em nosso ambiente escolar.
          Aconteceu hoje a decima caminhada pela paz  levando mais uma vez a mensagem da paz a todos e convocando todo cidadão a realizar algo em favor da paz pois, nada acontece na nossa vida sem a nossa participação. Tivemos o publico superior ao ano passado.
         Os objetivos deste projeto são resgatar valores esquecidos, como Deus, Amizade, Amor ao Próximo e Respeito.
         A nossa meta é minimizar a agressividade e melhorar o relacionamento humano.




            No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que se adentra os nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo pessoas do nosso convívio na comunidade. Violência esta que afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. E sendo as instituições de educação infantil por sua vez, instituições também responsáveis pelo  desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, que deve garantir às crianças um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência. Esse projeto se justifica pela necessidade emergencial de se refletir a cultura da paz no contexto institucional infantil dentro de uma perspectiva  educativa de  
No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que se adentra os nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo pessoas do nosso convívio na comunidade. Violência esta que afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. E sendo as instituições de educação infantil por sua vez, instituições também responsáveis pelo  desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, que deve garantir às crianças um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência. Esse projeto se justifica pela necessidade emergencial de se refletir a cultura da paz no contexto institucional infantil dentro de uma perspectiva  educativa de  Educação Para a Paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas, suscitar a reflexão e sensibilização das crianças e de suas famílias à cerca das situações de violência por eles vivenciadas na comunidade e no mundo e promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.






                                  0 NOSSO COMPROMISSO TAMBÉM É COM A PAZ!!
                                             



Programação:

*Abertura: Boas vindas a todos os participantes.
                   Organização das Escolas e Entidades.

*Concentração: Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
                           Oração
                           Coral dos alunos da Escola Boto de Menezes.
                           Coreografia das alunas da Escola Boto de Menezes.
                           Banda Marcial da escola Municipal Angêlo Notare.

Percurso: Saída: Igreja Nossa Senhora Aparecida.
                  Término: Igreja Batista do Jardim Treze de Maio.






                           
                            



Nenhum comentário:

Postar um comentário