Momentos especiais da E.Boto de Menezes

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seminário Final do Proinfo /Prouca/2012

                    Seminário Final do Prouca/ Prouca/2012

                  O evento aconteceu no dia 28/11/2012 e 29/11/2012 — em Imperial Hotel


                                        Aconteceu nos dias 28/11 e 29/11 o Seminário Final do ProUCA / Um computador por aluno da Paraíba. O encontro foi realizado no município de João Pessoa -PB, no Hotel  Imperial. O evento contou com a participação de Socorro Trindade( coordenadora Proinfo/Undime/PB), Prof: Dr. Mariano Castro, Amarides do Carmo, Luciana Prata( MEC), prof: Izidro Alves( Coordenador Estadual Proinfo) e apresentação das escolas municipais e estaduais, contamos também com a presença da gestora da escola Suzana Márcia(Boto de Menezes).




                                                           Banner da nossa escola.




      O evento teve por objetivo a socialização das atividades que estão sendo desenvolvidas com o laptop do programa nas escolas, bem como os resultados parciais do programa no cotidiano dos professores. Além disso, realizou-se uma oficina Sala de Professor com a  profa. Luciana Prata - MEC. Na oficina, os professores conheceram o potencial do Portal da TV Escola.


              Apresentação Escola Boto de Menezes- ProUca-PB.


                                  Suzete Kátia fazendo abertura das apresentações da escola.


Suzete e Marlene nas apresentações do Programa UCA na escola Boto de Menezes.

                                                 Área de atuação de trabalhos com o UCA. 
                                                         E.E.E.F.M.Des. Boto de Menezes.


A educação em tempos digitais configura-se como um desafio aos ambientes 
educacionais de todo o mundo. Estamos  educando  “nativos digitais” que estão  imersos em 
uma cultura tecnológica desde seu nascimento e que participam ativamente da era da internet 
graças  à popularização da rede doméstica  em meados da década de 90. Nós professores, por 
sua vez, podem ser considerados como “imigrantes digitais”, que ao contrário dos nativos 
ainda  precisam se adaptar aos novos ambientes de aprendizagem e a  “falar a língua” das 
interfaces disponibilizadas na Web 2.0, tentando pertencer a essa nova cultura.
Nesse estudo, buscamos problematizar os efeitos da inserção de laptops educacionais ( UCA)
no cotidiano escolar de uma escola pública, refletindo sobre a ideia de “inclusão digital”, as 
propostas de atividades didáticas subsidiadas por um ambiente virtual e as práticas discursivas 
dos alunos frente ao uso da tecnologia. Compreendemos a importância da interatividade e da 
colaboração entre a gente  e o  aluno durante a realização das atividades com computadores, de 
modo que  os  princípios pedagógicos não  permaneçam em uma  lógica unidirecional de 
transmissão do conhecimento. Além disso, percebemos que não basta aderir a propostas de 
atividades ditas virtuais para conquistar o envolvimento dos alunos da era digital. São 
necessárias articulações teórico-práticas entre os conteúdos trabalhados e os objetivos das
atividades realizadas com os recursos informáticos.
 O uso do UCA têm se tornado importantes elementos pedagógicos, 
uma vez que  veiculam  notícias de divulgação científica e auxiliam na construção de 
conhecimentos sobre ciência e tecnologia.  

Fotos dos melhores momentos do Seminário.





Troca de presentes- Amigo Secreto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário